quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Câncer de pele

Olá amigas, hoje vamos falar de um assunto muito importante, que cada vez mais vem atingindo a população brasileira.
Você sabia que não é só o sol que pode causar o câncer de pele? as luzes frias, que são muito usadas em escritórios, e o computador também incidem raios UV (ultravioletas). Mesmo com grau menor desses raios também se faz necessário o uso de protetor para exposição diante dos mesmos.
As pintas podem ser de várias formas seguindo uma escala ABCD.


Faça sempre um auto exame: de frente para o espelho sem roupa, procure por manchas que coçam, sangram ou que mudam de formato.
A pinta ser de tamanho pequeno não influencia na profundidade da mesma. Pois ela não se espalha só na pele, podem se espalhar por veias ou ossos, isso se chama Metastase. Você sabia que só esse ano mais de 300 mil pessoas foram diagnosticada por câncer de pele? por isso fique atenta aos três tipos que podem existir:
1- Carcinoma celular- é o mais comum e o mais superficial, ficando só na pele. É o mais fácil de se retirar, ele fica só nas áreas expostas ao sol.
2- Carcinoma espino celular- este tipo provoca metastase e deve ser retirado o mais rápido possível.
3- Melanoma- super agressivo e menos frequente pode levar a morte e deve ser retirado muito no início.
No Brasil das pessoas diagnosticadas com câncer de pele, 4% pode ser melanoma.

Fatores de proteção
Uma pessoa de estatura média exposta ao sol deve passar 30ml de protetor a cada duas horas (um copinho de pinga). E antes de sair de casa 30 minutos antes no corpo inteiro, pois as roupas não bloqueiam totalmente o sol.
Existem dois tipos de protetor:
Protetor físico - é usado em crianças e tem menos química. A pele fica mais branquinha.
Protetor químico - esse não deixa a pele branca, pois penetra logo no corpo.
Se você não souber qual fator usar, aplique pelo menos o 15 e senão colocar os 30ml, compre pelo menos um fator mais alto.
E para quem esta debaixo da barraca, também deve usar o protetor pois 25% dos raios de sol refletem na areia e batem no corpo.




Um comentário: